Novos Advogados e estagiários recebem carteira na OAB/MS
Data: 27/11/2018

Na manhã desta terça-feira (27) 51 Advogados e dois estagiários receberam carteira em cerimônia no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). A mesa foi composta pelo Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche; Vice-Presidente da Ordem, Gervásio Alves de Oliveira Júnior; Secretário-Geral, Marco Aurélio de Oliveira Rocha; Conselheira Eclair Nantes Vieira; Presidente da CAAMS, José Armando Amado; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Janaína Pouso; Ex-Presidente da Ordem gestão1989/1991 e 1991/1993, Elenice Pereira Carrille; Advogado e Padrinho da turma, Elton Nasser.

Em seu discurso o Presidente da Ordem, Mansour Karmouche destacou a responsabilidade que cada  Advogado que recebeu a carteira terá com a sociedade a partir de hoje.

“Daqui para frente vocês não serão somente Advogados e Advogadas, mas serão defensores da sociedade brasileira. Muito se espera de vocês, como se espera de nós, desta instituição construída com muito suor, muitas lágrimas foram derramadas, mas também muitas alegrias. A Ordem dos Advogados do Brasil esteve nos momentos mais importantes da nação brasileira. Ela é viva, ela vive todos os dias o nosso cotidiano. É por causa disso que ela está presente na nossa vida quando acontece alguma coisa na sociedade. No combate a corrupção, que a OaB faz questão sempre de estar sendo protagonista, quando fazemos a punição de nossos colegas advogados, que também é nosso papel. Não é coisa que nos alegra, mas é dever nosso”.

A Presidente da CJA, Janaina Pouso proferiu um discurso cheio de incentivos aos novos Advogados.

“Lutem e persistam. Querem crescer na profissão de vocês? Venham para a nossa casa, a OAB. Aqui as portas estão abertas para todos, aqui vocês terão oportunidades de se capacitar, de ter conhecer pessoas. Eu fico triste quando jovens Advogados ficam me ligando desesperados procurando emprego, que não consegue escritório. Na verdade a única forma de você crescer é aqui dentro. Aqui que você tem que se se capacitar, que você conhece pessoas que precisarão de novos Advogados em seus escritórios. Mas a política da CJA é mostra que você pode ter o seu próprio escritório. O caminho é difícil para todo mundo, por isso quem tem o sonho de crescer na profissão não pode pensar de modo imediatista. Você terá que lutar muito, mas vaia conseguir, subindo degrau por degrau”.

O Presidente da CAAMS, José Armando Amado anunciou que as promessas feitas durante a campanha já começaram a ser cumpridas.

“Durante essa campanha, na qual saímos vencedores, nós havíamos feito algumas promessas e a Diretoria da Caixa reunida ontem tomou as decisões. Nós havíamos dito que mudaríamos nosso Auxílio-Maternidade. As mães advogados que tinha 60 dias para requerer a sua anuidade para o ano seguinte, ou 80% do valor da anuidade em dinheiro, agora terão 90 dias. E esse Auxílio Maternidade mudará o nome e passará a ser chamado Auxílio-Natalidade. Nós vamos criara um Auxílio-Maternidade para as Advogadas carentes”.

Padrinho da turma, o Advogado Elton Nasser também incentivou os novos Advogados e deu dicas para que eles tem êxito na profissão que escolheram.

“Não tenham medo de ser Advogado e você estagiário, não tenham medo também. Porque vocês todos foram colocados neste caminho para amar o próximo, que é a finalidade de todas as profissões. Todo profissional deve pensar em amara o próximo, porque quanto mais a gente pensa em amar o próximo, mais nos realizamos na nossa profissão. Por isso algumas palavras para vocês guardarem no seu coração para se lembrarem desse seu padrinho e de todos que estão aqui. Humildade: Advogado que não tem humildade não consegue abrir a porta; Outra coisa é perseverança. Advogados devem ter fé, devem acreditar; Conhecimento das regras constitucionais, princípios constitucionais; Acreditem que vocês vão vencer”.

O Vice-Presidente da Ordem, Gervásio Alves orientou os novos Advogados acerca do cumprimento da ética da advocacia.

“Eu tenho visto na jovem advocacia, esse ímpeto de vencer, aliás que todos tem, até os mais antigos como eu, é incito do Advogado o inconformismo, a luta pelo direito, a incansável labuta pela justiça, mas talvez com os hormônios mais aflorados no jovem Advogado ele ultrapassa os limites, sai entregando panfletos na rua, coloca placa no tamanho de um prédio na frente do escritório, sai sondando clientes. Isso fere a ética profissional e nós temos que ter cuidado, zelo para isso. Evidentemente que se todos vocês estão aqui a receber a carteira da advocacia hoje, fatalmente vocês tem essa gana e o desejo de exercer a profissão e isso é salutar, é importante. A vida da gente como disse em outras palavras o nosso paraninfo, a vida tem propósito, e a nossa ação tem que ser com propósitos futuros. Se não tiver propósito não vale nada o que nós fazemos”.

Citando a Constituição e napoleão Bonaparte, a mais nova Advogada Arlene Oliveira Mendes destacou em seu discurso as funções do Advogado e sua importância na sociedade.

“O Advogado é um verdadeiro guerreiro. Nossos campos de batalhas não são as trincheiras, mas são só tribunais. Os nossos quarteis generais não são tendas de comandos, mas são os escritórios e até mesmo as nossas casas , porque é para lá que vai uma parte do trabalho. Nossa função é lutar pelos interesses alheios na maioria das vezes e fazer o melhor em prol do nosso cliente. O Advogado deve zelar pela ética. Muitas oportunidades surgem nessa profissão, algumas delas podem envolver muito dinheiro, mas nada é mais importante do que colocarmos a cabeça no travesseiro com a consciência tranquila e dormir em paz”.