OAB/MS participa da posse de dois novos Desembargadores do TJMS
Data: 03/10/2018

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche participou na tarde desta quarta-feira (3) da posse dos novos Desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Emerson Cafure e Dileta Terezinha Souza Thomaz. Os magistrados ocupam as vagas provenientes das aposentadorias da Desa. Maria Isabel de Matos Rocha e do Des. Francisco Gerardo de Sousa.

Ao declarar aberta a solenidade, o  presidente do TJMS, Desembargador Divoncir Schreiner Maran, enfatizou o cumprimento da missão do Judiciário Sul-mato-grossense.

“Empenhamo-nos em alcançar um ideal de justiça rápida, que garanta o direito do cidadão por meio de uma prestação jurisdicional efetiva e célere. Isso só é possível por meio das pessoas que compõem esta Corte, tornando-a forte e eficiente. Galgar esse posto na carreira é coroar de reconhecimento toda uma vida, com mostra de estima, respeito e consideração. Desejo aos empossandos as boas-vindas”, disse.

O presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, citou que a posse dos dois novos desembargadores se dá em um momento especial da história do país.

“Nesta solenidade o TJMS  empossa seu  61º Desembargador com o ingresso de dois novos desembargadores, a Juíza Dileta Terezinha Souza Thomaz, a 5ª mulher a ocupar esse cargo em nosso estado, e o Juiz Emerson Cafure, homem experiente e reconhecido nos meios jurídicos de todo o país, que acontece em um momento especial de nossa história. O evento conjuga boas expectativas para o nosso Tribunal, pelo fato da escolha recair sobre esses dois nomes de excelência, que terão em suas mãos o desafio de interpretar os anseios de um novo Brasil que está sendo construído em dias profundamente conturbados”.

“Congratulo, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, os novos desembargadores desejando lhes uma carreira de sucesso, tendo a certeza de que Vossas Excelências cumprirão rigorosamente a missão institucional que lhe está sendo outorgada dentro do princípio republicano”, completou.

O Desembargador Emerson Cafure citou Aristóteles, falou sobre a infância passada em Porto Murtinho, da luta na Capital para estudar e de como a graduação honrou o apoio recebido dos pais. Emocionado, ele destacou o momento exato que recebeu a notícia que havia sido nomeado.

“Fiquei muito emocionado quando meu filho Ricardo, transbordando orgulho e felicidade, bateu na porta do gabinete me chamando de Desembargador. Me sinto realizado e afirmo que é uma meta alcançada por poucos, afinal são apenas 35 magistrados nesse cargo em Mato Grosso do Sul. É a realização de um sonho para quem sempre esperava alcançar o patamar mais lato da carreira”.

Citando Eclesiastes, a Dileta afirmou que chegou para ela o tempo de contribuir no TJMS e garantiu que está plenamente consciente da elevada responsabilidade que assume.

“Lembro uma frase de Rui Barbosa: Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo. Assim, rogo ao Pai da Vida as bênçãos necessárias a esta nova etapa para que eu possa contribuir com a parcela maior que eu puder do meu esforço para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais digna e mais feliz”.

Prestigiaram a posso a Vice-Presidente da CAAMS, Herthe Brito, a Conselheira Gomes de Carvalho e o Presidente da Subseção de Ponta Porã, Luiz Renê Gonçalves do Amaral. Além de amigos e familiares dos empossados,  juízes da Capital e do interior, magistrados aposentados e autoridades.