1º Seminário Estadual de Compliance e Combate à Corrupção acontecerá dia 25 na OAB/MS
Data: 14/09/2018

Será realizado no dia 25 de setembro no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), o 1º Seminário Estadual de Compliance e Combate à Corrupção. O evento é de realização da OAB/MS, Sebrae e MS Competitivo.

Com uma vasta programação, o evento contará com palestras de profissionais de renome como o consultor do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional Brasil, Guilherme France;  Controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão; Analista do Sebrae, Gilberto Socoloski Junior; Membro do Centro de Criminal Compliance de Giessen/Alemanha, Giovani Saavedra e o Professor, Escritor e Presidente da Comissão de Compliance e Governança da Ordem, Marco Aurélio Borges de Paula.

Marco Aurélio explica que cada palestrante vai abordar temas importantes na área de Compliance.

“O Guilherme France vai falar da importância das novas medidas de combate a corrupção que foi feita pela transparência internacional, pela fundação Getúlio Vargas. São 70 medidas de diferentes perspectivas. Ele fará uma análise panorâmica sobre as 70 medidas, sobre o movimento Unidos pela Corrupção e vai tratar de um tema específico que é a necessidade de Compliance  na contratação pública. Na sequência entra o palestrante que vem do Sobrae, o Gilberto Socoloski, que vai fazer uma exposição sobre o que é um programa de Compliance para uma empresa. Esses serão dos dois painéis da manhã”, disse.

O advogado destacou ainda que após as duas palestras acontecerá um debate com a presença do Controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão. No período noturno as palestras continuam.

“A noite nós teremos a palestra do Giovani Saavedra que vai falar sobre  Compliance na perspectiva  do Direito Penal. Depois desta palestra vamos lançar o livro que eu coordenei, cujo título é  Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção: Integridade para o desenvolvimento”.

A obra lançada em junho durante Seminário “Direito Anticorrupção – Governança, Gestão de Riscos e Compliance no Brasil”, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), é o primeiro livro lançado sobre o tema em Mato Grosso do Sul e já é a 2ª obra coletiva mais vendida pela Editora Fórum. São 23 capítulos com contribuições de diversos autores da área, como Wagner Giovanini (que assina dois capítulos do livro), Reynaldo Goto, Irene Nohara, entre outros.

O evento acontecerá no auditório da OAB/MS e será gratuito. Inscrições podem ser realizadas no site da ESA ou pelo telefone 3342-4000 ou 3211-5333. Aos participantes inscritos erá emitido certificado de 12 horas/aula.