| | |
OABMS

Notícias

Mansour participa de entrega da Reforma do Prédio, Sala da OAB/MS e instalação da 3ª Vara
Data: 03/07/2018

Foram entregues nesta segunda-feira (02) a Reforma e Ampliação do Prédio do Fórum e Instalação da 3ª Vara de Sidrolândia do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche participou da solenidade de entrega do prédio, que agora conta com um novo espaço para os advogados, a Sala da OAB/MS.

Mansour participou da mesa de abertura da solenidade juntamente com o Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Desembargador Divoncir Schreiner Maran; o Vice-Presidente do TJMS, Desembargador Julizar Barbosa Trindade; o Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Deputado Junior Mochi; o Prefeito de Sidrolândia, Marcelo de Araujo Ascoli; o Diretor do Foro da Comarca de Sidrolândia, Juiz Fernando Moreira Freitas da Silva; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jean Nazareth; os Desembargadores do TJMS, Marcelo Câmara Rasslan e Alexandre Bastos; o Promotor de Justiça, Alexandre Magno Lacerda representando o Procurador-Geral Paulo Cesar dos Passos; e o Defensor Público-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Luciano Montalli.

“Sidrolândia tem a sexta maior população do Estado. Não poderia ter apenas dois juízes. Então, nesses últimos anos passamos a pleitear essa nova Comarca junto as administrações que passaram pelo Tribunal. Sidrolândia agora agradece a Diretoria do TJMS, Desembargadores, Ministério Público e classe política pelo apoio na ampliação e instalação dessa 3ª Vara para atendimento criminal. Aqui também agradeço aos advogados, na pessoa do Doutor Mansour, que cumprimento por todo apoio incansável na instalação dessa Vara desde o começo. Foram nossos grandes parceiros, lado a lado conosco nesse pleito”, agradeceu o Juiz Fernando Moreira.

O Presidente da OAB/MS cumprimentou todos da mesa enaltecendo a importância da instalação da 3ª Vara da Comarca de Sidrolândia. “Hoje é um dia especial porque duas coisas movem as pessoas: sonhos e expectativas. Hoje estamos concretizando, com a instalação da 3ª Vara, um anseio antigo. Estivemos diversas vezes no Fórum, no Tribunal, fazendo essa reinvindicação. Com a quantidade de processos que temos aqui, nós temos uma demanda muito grande de processos nas duas Varas, que estavam assoberbadas. O Presidente Divoncir, atendendo nossos anseios, concluiu o último concurso para magistratura lotando essa Comarca. Isso gerou uma alegria muito grande para gente, porque nós sabemos que é importante ter agilidade e celeridade nos processos e os magistrados daqui têm se esforçado de forma, às vezes, descomunal para atender as expectativas do jurisdicionado. A advocacia tem se irmanado com Tribunal de Justiça para resolver vários problemas que se arrastam há anos e eu gostaria aqui de agradecer o Tribunal de Justiça, em nome da advocacia sul-mato-grossense, na resolução desses problemas para atender melhor tanto o jurisdicionado, como a advocacia. Eu espero que possamos dar concretude nessa gestão a todos nossos anseios, desejos e sonhos da advocacia e da sociedade”.

Mansour também agradeceu o Deputado Junior Mochi que “foi Presidente da Subseção Coxim e não tem medido esforços para atender todas as expectativas da advocacia. Recentemente, a Assembleia aprovou projeto de lei que isenta a advocacia de apresentar documentos autenticados em todas as esferas da administração pública estadual. Um trabalho dos deputados, da advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil”.

Em sua fala, o Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Junior Mochi cumprimentou de modo especial o Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche. “Realmente, a gente tem procurado não só com os Poderes e instituições do Poder Público também estabelecer uma estreita parceria com as instituições da sociedade civil, dentre as quais, a OAB, o que tem rendido muitos frutos e aqui esse cumprimento especial, principalmente pelo presente que a OAB nos concede, de ter prontamente atendido nosso pedido pelo Curso de Direito da Universidade Federal em Coxim”.

“Desde que assumi a Presidência da Assembleia Legislativa, nós tínhamos um foco principal que era fortalecer o Poder Legislativa perante a sociedade. Para poder cumprir com esses objetivos, eram necessárias duas questões importantes, uma gestão interna mais transparente para uma gestão eficiente, que produzisse resultados efetivos em favor da sociedade; e também uma gestão externa, com uma relação com os poderes constituídos e com as instituições da sociedade civil. Foi através desse trabalho, dessa relação, dessa credibilidade construída, que nos permitiu fazer reinvindicações justas, apresentadas pela sociedade”, explicou Mochi, citando que recebeu em seu gabinete a Presidente da Subseção de Coxim, Fabiane Brito, o Vice-Prefeito e outros Vereadores, para reinvindicação da implantação da 3ª Vara.

E complementou: “Fizemos essa interlocução e conseguimos com o Presidente do TJMS, Divoncir, esse feito. É essa relação que nós estabelecemos com os Poderes que nos fazem avançar. Esse é o nosso objetivo, contribuir para diminuir a desigualdade e melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”.

O Presidente do TJMS, Divoncir Schreiner Maran, agradeceu o apoio de todos destacando o empenho para a reforma e implantação da Vara. “É com imensa satisfação que entregamos essa obra para os 55 mil habitantes de Sidrolândia, aguardada e reivindicada há tempo. Desde que assumi a administração, temos nós empenhado para fazer mais com cada vez menos, valorizar o que temos, desenvolvendo novas ferramentas e formas de trabalho, investimos no intelectual e nas pessoas, nosso maior patrimônio. Focamos em redução de custos em todos os setores e esperamos chegar a marca de 20% no total de tudo até o final desse ano”.

Divoncir citou ainda que a obra era uma reinvindicação antiga. “Destaco que a necessidade de criação desta Vara já constou em relatório de minha autoria quando fui Corregedor-Geral de Justiça, em meados de 2008. Lembro também que não faltaram diligências da OAB, dos Vereadores, do Prefeito, do Deputado Junior Mochi e de representantes da sociedade sidrolandense para reivindicar a 3ª Vara na Comarca de Sidrolândia”, concluiu citando que “entram por distribuição mais de 6 mil processos por ano em Sidrolândia”.

Entre as novas comodidades, o Fórum também conta com uma Sala da OAB/MS, salas de audiência, Plenário de Tribunal de Júri, três cartórios para atendimento cível criminal, cartório do Juizado Especial, entre outras salas. 

 

Sala OAB/MS

 

 

Foi criado junto a Comarca de Sidrolândia um novo espaço, uma nova Sala da OAB/MS. “A instalação dessa 3ª Vara traz um andamento melhor nos processos para população sidrolandense, e para os advogados, que agora vão poder trabalhar com um pouco mais de folga. E a Sala da OAB/MS agora é maior, praticamente uma Sede, onde vamos poder oferecer um trabalho melhor para os advogados e as advogadas daqui e de fora. Aqui também será um local de trabalho para todos os advogados. Agora nossa intenção também é trazer cursos da ESA para esse espaço”, salientou a Presidente da Subseção Sidrolândia, Fabiane Brito.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS
MÍDIAS SOCIAIS