Nova Diretoria APREMS toma posse na OAB/MS
Data: 15/06/2018

Tomou posse na noite desta quinta-feira (14) no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, a nova Diretoria da Associação dos Procuradores do Estado (APREMS). A nova gestão foi empossada para o biênio 2018-2020.

O novo presidente da entidade, Renato Maia Pereira substitui o procurador Nelson Mendes Fontoura Júnior. Renato revelou o quanto esta semana está sendo importante para ele, não só pela posse.

“Essa semana está sendo muito importante na minha vida. Dia 13 foi dia de Santo Antônio e completei nove anos de casado, neste dia 14 eu assumo a APREMS com diversos desafios, e no dia 15 eu completo 11 anos de procuradoria”, disse.

Ele também ressaltou que o objetivo de sua gestão é resgatar os valores da instituição, e ampliar e reforçar a atuação da classe.

Em seu discurso, Nelson Mendes destacou a importância da OAB para a advocacia pública e citou o trecho de uma conversa que teve com um colega Procurado do Estado que o informava que um Procurador Federal teria conseguido a desvinculação dos quadros da Ordem.

“A OAB sempre foi e sempre será parceira da advocacia pública. Para quem não sabe a OAB ainda atua em vários processos judiciais de interesse dos Procuradores, dos Tribunais Superiores e em vários estados da federação. E mais, além de atuar no campo jurídico, atua também no campo político, com a força que lhe é peculiar. Precisamos conquistar espaços, ao invés de abandoná-los. Eu me orgulho de fazer parte desta instituição”.

O presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche, discursou logo em seguida e agradeceu as palavras do procurador e salientou que é da OAB que tudo se inicia e se finda também.

“Eu jamais imaginei que me emocionaria ao ouvir o que o Procurador Nelson Fontoura disse. O que ele falou da advocacia sempre foi o nosso objetivo, de sermos mais unidos, independente de sermos advogados públicos ou estarmos na atividade privada. Eu sempre digo que quem estiver em qualquer carreira jurídica, seja promotor de justiça, juiz de direito, delegado, defensor ou advogado, o início e o fim de todas as carreiras é sempre aqui na OAB. A Ordem dos Advogados do Brasil é a mãe de todos nós”, destacou.

Mansour finalizou suas palavras lembrando da parceria com a APREMS, já que a Sede Campo da Associação é utilizada por grande parte dos advogados, e parabenizou o novo presidente pela posse.

O mandato da gestão para o biênio 2018-2020 será composto com os seguintes integrantes:  Carlo Fabrizio Campanile Braga (vice-presidente), Christiana Puga de Barcelos (secretária), Dênis Cleber Miyashiro Castilho (tesoureiro), Dariane Gomes Chamorro (diretora de prerrogativas), Oslei Bega Júnior (diretor de acompanhamento legislativo) e Rômulo Augustus Sugihara Miranda (diretor cultural e de comunicação).

A mesa foi composta pelo Procurador-Geral Adjunto do Estado do Contencioso, Fernando César Caurim Zanele; Deputado Estadual, Felipe Orro; Presidência da Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL), Juiz Fernando Cury; Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Membros do Ministério Público, Promotor Lindomar Tiago Rodrigues; Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Procurador Telmo Lemos Filho; Presidente da Associação dos Juízes do Trabalho da 24ª Região MS, Juiz Christian Goncalves Mendonca Estadulho.