Presidente da OAB/MS fala sobre combate a corrupção em entrega de carteira
Data: 07/06/2018

“Não é fora da lei que nós vamos construir um país melhor. Não é fora da lei que nós vamos construir uma sociedade mais justa. É dentro daquilo que nós denominamos como estado democrático de direito”. Estas palavras fizeram parte do discurso do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche, durante entrega de carteira na manhã desta quinta-feira (7).

Nesta manhã 22 novos advogados e quatro estagiários recebam a carteira da Ordem em cerimônia no Auditório. Ainda durante seu discurso, o presidente da Ordem também falou da importância da OAB na defesa da sociedade e o quanto ela tem sido protagonista em assuntos importantes para seu desenvolvimento.

“Nós também temos uma responsabilidade com a sociedade. Quando a OAB foi inserida na Constituição Federal, no seu artigo 133, o nosso legislador pensou em uma entidade suprapartidária, que não tivesse nenhuma amarra com quem quer que seja, para que pudesse fazer a defesa da sociedade. A OAB tem feito hoje esse papel, principalmente porque tem realmente metido a cara em muitos assuntos que as vezes desagrada algumas pessoas poderosas. Esse é o nosso papel crítico, de apontar o caminho para a sociedade”, disse.

A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Janaina Pouso falou das dificuldades encontradas pela maioria dos advogados no início de carreira, mas ressaltou que a Ordem ajudará no que for preciso não só neste começo, mas sempre que os advogados precisarem.

“O começo não será fácil, mas a persistência e a vontade de vencer tem que falar mais alto. A OAB é a nossa casa, ela sempre estará de portas abertas para todos vocês”.

Madrinha da turma, a advogada Beatriz Fonseca Sampaio Stuart, também falou das dificuldades da profissão, mas fez questão de frisar que tudo pode ser superado com determinação e o sucesso virá como consequência da dedicação de cada um.

“Vocês são privilegiados, pois venceram uma etapa importante, mas tenho em mente que esta foi apenas a primeira batalha. A nossa profissão é permeada por muitos desafios e a batalha é diária. Na atual realidade, o advogado precisa ter cada vez mais perseverança, esperança, paixão pelo que faz e resiliência para superar cada obstáculo que aparece. Não podemos perder de vista que o nosso sucesso profissional decorre do nosso trabalho e dedicação”, disse.

Estiveram presentes na cerimônia de entregada carteiras o Vice-Presidente da Ordem, Gervásio Alves de Oliveira Júnior; Secretário-Geral, Marco Aurélio de Oliveira Rocha; Secretário-Geral Adjunto, Vinicius Monteiro Paiva; Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Marta Taques; Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), José Armando Cerqueira; Conselheira da OAB/MS, Maria Caroline Bertol Carloto; Procuradora do Estado e Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS, Claudia Paniago.