| | |
OABMS

Notícias

Ricardo Valente abre I Conferência Estadual para Discussão da Política sobre Drogas
Data: 11/04/2018

Terá início na noite de hoje (11) a abertura da I Conferência Estadual para Discussão da Política sobre Drogas, realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), em parceria com o Conselho Estadual Anti Drogas, Conselho Municipal Anti Drogas e com a Subsecretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Campo Grande.
A Conferência terá início com a palestra “Brasil: o Desafio das políticas públicas sobre drogas” proferida por Ricardo Valente, psicólogo especialista em tratamento de dependência química, representante da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract) no Rio Grande do Sul como delegado e assessor político da entidade, que possui representação em 16 estados da Federação e conta com 20 mil acolhidos no Brasil, nos estabelecimentos federados, entre clínicas psiquiátricas e comunidades terapêuticas de livre adesão.
Segundo o especialista, a palestra foi formatada com o objetivo de contextualizar a problemática do uso de substâncias nocivas no Brasil, em termos clínicos, sociais e humanos. 
“Busco trazer uma melhor compreensão dos elementos que estão envolvidos nesta grave pandemia que a gente tem na América Latina de uso de drogas, no Brasil especialmente com o abuso do álcool e o consumo desenfreado de crack, para poder trazer uma mensagem não só sob a perspectiva científica, acadêmica e de saúde, mas sob a perspectiva humana” explica ele.


Segundo Valente, ainda será debatida a eficácia das atuais políticas públicas Anti Drogas e de que forma alcançam ao cidadão “As políticas públicas podem ser aprimoradas partir do momento que a gente consegue mobilizar os agentes da sociedade e suas diversas organizações civis, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil que é uma importante representação da nossa sociedade e que muito contribui, tanto aqui em Mato Grosso do Sul quanto em Brasília, quando estamos no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD) do Ministério da Justiça, debatendo este tema não só sob o ponto de vista jurídico ou penal, até porque envolve o tráfico e porta de drogas, mas também sob a perspectiva da reabilitação e habilitação dos adictos” elucida Valente.
“Ricardo aceitou de pronto nosso convite e nos brindará com seu conhecimento e experiência em mais de 23 anos nesta área trazendo novas perspectivas para que possamos subsidiar a Conferência Internacional das Políticas Anto Drogas que será realizada pelo Conselho Federal após as audiências públicas e Conferências promovidas pelas seccionais” acrescenta o Presidente da CDH da OAB/MS, Christopher Scapinelli.
“Em especial quero deixar a mensagem de que o grande desafio a ser discutido pela sociedade é o modus vivendi, que seria a forma como vivemos e como administramos as coisas. Estamos vivendo um período com enorme incidência de doenças mentais, há um índice alarmante de suicídio na população mais jovem, entre 16 e 24 anos, por exemplo, e é preciso questionar porque as pessoas estão adoecendo, e como o Estado brasileiro, e nós como indivíduos, estamos lidando com isso” finaliza Valente.
No dia 12, serão quatro mesas de debate, duas no período matutino e duas no período vespertino.  A primeira mesa tratará da educação como instrumento de prevenção ao uso de drogas, a segunda terá foco nos aspectos fisiológicos da dependência química, a terceira mesa adentrará a seara dos desafios da repressão ao uso de drogas no Estado, pela ótica do delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) Gustavo Ferrari, e a última tratará do papel das comunidades terapêuticas na reinserção social, presidida pelo Pastor Samir Zayed, coordenador do Projeto de Reabilitação Esquadrão da Vida.
As inscrições para participar da Conferência podem ser feitas pelo site da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS) e a participação é gratuita, com emissão de certificado.  O evento será no auditório da OAB/MS, Avenida Mato Grosso, 4.700. Mais informações pelo telefone (67)3342-4000.

Clique AQUI para fazer sua inscrição

OUTRAS NOTÍCIAS
MÍDIAS SOCIAIS