OAB/MS participa do 5º Fórum TIC de Justiça e cobra resultados
Data: 03/08/2017

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Karmouche integrou a mesa diretiva na solenidade de abertura do 5º Fórum TIC de Justiça que acontece no Hotel Deville. O evento tem como tema central os desafios e soluções para uma prestação jurisdicional acessível e rápida à sociedade.

Em seu discurso, Mansour salientou o contingente de 1 milhão de advogados em todos o país que diariamente valem-se destes sistemas de informação para prestar serviço à sociedade, e sugeriu que a Ordem seja consultada nas tomadas de decisão acerca da implantação de novos sistemas.

“Atualmente, temos no Brasil em torno de 12 mil promotores de justiça e 25 mil magistrados, mas temos um milhão de advogados. Nós somos o maior consumidor de TI no Brasil entre os profissionais liberais e muito pouco somos ouvidos. Também temos conhecimento de que a maioria dos Tribunais, inclusive o CNJ, são bastante refratários em relação à participação da OAB na tomada de decisões e diretrizes, principalmente na área de tecnologia da informação”, salientou Mansour.

O Presidente da OAB MS acredita que uma forma de minimizar o problema seria a Ordem ter assento nos Tribunais como membro consultivo nas decisões, principalmente na área de tecnologia de informação, visto que estas alteram a vida de todos: “Trabalhando em conjunto podemos atingir um grau significativo de excelência, e devemos lembrar que são gastos bilhões do dinheiro do contribuinte para um sistema que deveria ser voltado a ele, sendo mais acessível, mais seguro, e principalmente, estável”, exaltou.

A mesa de abertura da solenidade contou ainda com a presença do Desembargador Luiz Tadeu Barbosa da Silva, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Divoncir Schreiner Maran, o Diretor de Tecnologia da informação do Conselho Nacional de Justiça Lucio Melre da Silva, o Promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar Zeni, o Presidente da Dataprev, Andre Leandro Magalhães e o Diretor para a América Latina da área de Segurança Pública e Justiça da Microsoft, Alfredo Deak Junior.